Psicologia na Economia

O Projeto

Com base nas reações humanas foi possível empregar um novo método a Economia Experimental que estuda o processo tomada de decisões econômicas. Sendo assim experimentos comportamentais foram conduzidos de modo a elucidar o processo de decisão econômica. Desse processo surge a Economia Psicológica (também conhecida como Economia Comportamental ou Psicologia Econômica).

Economia Psicológica, assim como o nome sugere, utiliza dados das áreas de economia e psicologia para compreender as decisões realizadas pelos seres humanos em relação ao seu dinheiro a partir da compreensão sobre quem é o ser humano e o que o motiva.

Para este estudo, quão mais realistas forem os fundamentos das teorias, melhores serão as previsões de padrões futuros. Já que é necessário compreender a ação humana para que seja possível prever suas escolhas.


Os gatilhos que lhe fazem gastar mais

Veja os 6 gatilhos que afetam as pessoas na sua vida de consumidor. Caso queira saber qual tipo você se encaixa, vá para a página "formulário".

Emoções intensas

Observe se você gasta mais em momentos de emoções intensas, como por exemplo, quando está muito triste ou feliz.

Pressão social

A pressão social, como por exemplo, a moda, pode te fazer querer comprar novas coisas constantemente.

Ganância

Promessas como conseguir dinheiro fácil, ganhar coisas por preços 'baixos' e retornos são exemplo de ganância.

Mau humor e estresse

Compras lhe dão alívio imediato, contudo, essa felicidade não é duradoura, e pode tedeixar com remorsos depois, por ter gastado demais.

Gatilho da escassez

Gatilho estimulado por ofertas que criam sensação de urgência de consumo.

Gatilho de imediatismo

Desejo de obter a gratificação imediata, sem pensar nas consequências de decisão.